Primeira Tipografia no Brasil

Tempo de leitura: 5 minutos

No dia 5 de janeiro, comemora-se a criação da Primeira Tipografia no Brasil. Contudo, esta data é controversa por várias razões.

Tipografia no Brasil

Enquanto ainda era colônia de Portugal, existia uma proibição de de instalação de tipografias (CAMARGO, 2011).

A Impressão Régia foi estabelecida pelo decreto de 13 de maio de 1808, com a finalidade de se imprimir toda a legislação e papéis diplomáticos provenientes das repartições reais e quaisquer outras obras (CAMARGO, 2011, p. 01).

Então, por que o dia 05 de janeiro?

Várias fontes mencionam esta data (PORTAL SÃO FRANCISCO, [s.d.]; MARIMON, 2014;  CDL SERTÂNIA, 2011), mas não conseguimos confirmar de onde vêm esta informação. O Portal São Francisco menciona o IBGE como fonte, mas não há informações no portal, ou mesmo na Biblioteca do IBGE. Embora as informações trazidas por estas fontes sejam bastante interessantes, não há possibilidade de confirmá-las e, portanto, não as utilizaremos.

A maioria das obras pesquisadas remete à criação da imprensa, mas não aponta justificativa para do dia 05 de janeiro. Além disso, esta data não está na obra Datas Comemorativas e outras datas significativas, organizada e disponibilizada pela Câmara dos Deputados.

Resta, portanto, reconhecer a importância da tipografia e as implicações históricas. Escolhemos, então, utilizar como fontes principais um artigo publicado no XV EREBD – Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação – 2012, a Biblioteca Nacional.

Os autores pontuam que,

apesar das amplas teorias que existem sobre como ocorreu o processo de instalação da tipografia no Brasil, ainda sim é possível oferecer um panorama da história de implantação (FARIAS et al., 2012, p. 02).

Farias et al. (2012, p. 04) também apontam que a primeira tipografia criada no Brasil foi em “1747, [quando] Isidoro da Fonseca instalou no Rio de Janeiro uma tipografia, a qual chamou de segunda oficina, segunda, porque possuira a primeira em Portugal, Isidoro era um famoso impressor em Lisboa, onde publicou muitas obras de autores conhecidos”.

Entretanto, os autores não trazem qualquer referência ao dia 05 de janeiro. O que se percebe é uma controvérsia, pois, teoricamente, a imprensa teria sido criada “através do decreto de 13 de maio de 1808” (BETTAMIO, s.d., p. 01).

Antes disso, as impressões eram feitas em Londres,

devido à impossibilidade de se manter um periódico no Brasil imune à censura da época. O Correio, que circulava clandestinamente na Corte, defendia a independência política do Brasil, deixando de circular logo após a proclamação (BETTAMIO, s.d., p. 01).

Também é importante mencionar:

Durante os anos de 1808 a 1821, cerca de mil títulos foram impressos, sem contar os atos governamentais. A primeira publicação da Impressão Régia, no dia em que foi criada, foi a Relação dos despachos publicados na Corte pelo expediente da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra no faustíssimo dia dos anos de S. A. R. o Príncipe Regente N. S. e de todos os mais, que se tem expedido pela mesma Secretaria desde a feliz chegada de S. A. R. aos Estados do Brasil até o dito dia. Além da documentação oficial, a Impressão Régia imprimiu uma grande variedade de obras sobre diversos assuntos, como jurisprudência, história, belas-letras (os elogios aos soberanos e os romances), teologia, ciências e artes, e periódicos. Houve, inclusive, a impressão de livros destinados aos cursos de medicina e aos da Academia Real Militar  (CAMARGO, 2011, p. 01).

Camargo ainda esclarece que, também em 1808 foi criada uma Junta de Direção, e entre suas atribuições estava

ocupar-se de publicações úteis para a instrução do povo, além de examinar todos os papéis e livros que se mandavam imprimir, proibindo os escritos contra a religião, o governo e os bons costumes, integrando-se portanto como parte dos mecanismos da censura régia utilizados no Brasil […] (CAMARGO, 2011, p. 01).

Assim, podemos inferir que a proibição de funcionamento de uma tipografia em nosso país tinha o intuito de censurar o que chegava ao povo, mesmo que a maioria das pessoas fosse analfabeta. Qual a razão para isso?

Voltando ao ponto da confiabilidade de fontes, já mencionamos isso antes, quando abordamos o Dia da Confraternização Universal, primeiro dia do ano.

Reflita: quais lições podemos tirar deste texto? Pense sobre a confiabilidade das fontes e sobre a questão da censura. Comente!

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Primeira Tipografia no Brasil. Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <o link onde ele vai estar>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

BETTAMIO, R. Imprensa no período joanino. Biblioteca Nacional Digital. Disponível em: <http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/imprensajoanino.html>. Acesso em: 23 jan. 2018.

CAMARGO, A. R. Impressão Régia. Memória da Administração Pública Brasileira. 2011. Disponível em: <http://linux.an.gov.br/mapa/?p=2733>. Acesso em: 23 jan. 2018.

CLUBE DE DIRIGENTES LOGISTAS DE SERTÂNIA – CDL. 05 de janeiro – Criação da primeira tipografia no Brasil. Disponível em: <https://cdlsertania.wordpress.com/2011/01/05/05-de-janeiro-%E2%80%93-criacao-da-primeira-tipografia-no-brasil/>. Acesso em: 23 jan. 2018.

FARIAS, I.; MELO, D. V.; OLIVEIRA, H.; SILVA, V. A importância das primeiras tipografias no Brasil para a construção da memória e do patrimônio social. XV EREBD – Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação – 2012. Disponível em: <http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/47370>. Acesso em: 23 jan. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Biblioteca. [s.d.] Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/>. Acesso em: 23 jan. 2018.

MARIMON, M. Primeira tipografia brasileira instalada em 1808 completou 206 anos, mas era ilegal. Olharconceito. 2014. Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=3537&noticia=primeira-tipografia-brasileira-instalada-em-1808-completou-206-anos-mas-era-ilegal-entenda->. Acesso em: 23 jan. 2018.

PORTAL SÃO FRANCISCO. Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil – 04 de Janeiro. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-da-criacao-da-primeira-tipografia-no-brasil>. Acesso em: 23 jan. 2018.

 

Comentários no Facebook