Tempo de leitura: 2 minutos
Em 23 de outubro, a Plataforma Cultural teve o prazer de participar do Portabilis Experience, um evento on-line e gratuito sobre Educação. Falamos sobre Empreendedorismo na Educação, nas escolas e na sala de aula. Ainda pudemos aprender com o Secretário de Educação no município de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte, Alexandre Soares. Ele também é vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em sua gestão, ele conseguiu economizar 2,4 milhões em recursos. Ainda é possível saber mais sobre os feitos em Monte Alegre (RN), no site do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O evento contou com a presença de vários secretários e secretárias de Educação da nossa região no Estado. A talk do Secretário de Educação serviu como exemplo para a nossa, que teve duas partes. Uma delas falando de Empreendedorismo, como já mencionado; e a outra sobre Tecnologia na Escola.
É importante destacar que comentamos sobre a abordagem colaborativa entre os profissionais da Educação.
Nós precisamos deixar de nos ver como concorrentes, e passar a ver-nos como colegas de profissão.
Todos devemos estar engajados em nosso objetivo comum, que é a melhoria na qualidade da Educação.
Nossa parte na talk pode ser vista aqui. Além dela, você também pode baixar os materiais educativos que a Plataforma Cultural desenvolve, aqui.
Falamos, ainda, sobre gestão e administração na escola. Enfatizamos que, embora o conceito de administração seja visto com ressalvas, e o conceito de gestão, principalmente democrática e participativa, tenha melhor aceitação, é possível utilizar ferramentas que funcionam na Administração para nossa área. E o mais importante: para isso, não precisamos abrir mão de nossas convicções ou ideais.
A Portabilis lançou, nesta mesma data, um aplicativo para professores, que registra a frequência dos alunos on-line. Saiba mais aqui.
E nós, da Plataforma Cultural, mencionamos nosso Gerador de PPP, uma ferramenta on-line para ajudar na formulação e atualização do PPP, e transformá-lo em um instrumento de auxílio para o professor e para a gestão escolar. Consequentemente, ajuda na melhoria do rendimento dos alunos.
Assim, o objetivo da Portabilis, de compartilhar conhecimentos foi alcançado. Além do depoimento do Secretário Alexandre Soares, de seu grande feito na economia de recursos, ainda lançou seu aplicativo para o registro de frequência dos alunos. Nós da Plataforma Cultural, contribuímos com a parte de Empreendedorismo para professores e na escola, e com o uso de tecnologias para facilitar o fazer docente. Ainda mencionamos o Gerador de PPP (você pode saber mais aqui), colaborando para oferecer soluções para fazer melhor!