Tempo de leitura: 1 minuto
Entre os inúmeros desafios enfrentados pelos professores, nas salas de aula, está o uso de material didático. Há empresas que desenvolvem materiais padronizados e comercializam para todo o país. O problema é que cada local tem suas características próprias e sua cultura, que não pode ser ignorada.
Além disso, a legislação pontua a obrigatoriedade de considerar as contribuições étnicas (DCN – BRASIL, 2013; Lei n°11.645 de 2008), “desde os anos iniciais, por meio da História e Geografia” (BRASIL, 2016, p. 153).
Os materiais apostilados não são customizados para a realidade dos municípios, faltando-lhes o enfoque partindo de onde os alunos vivem, deixando de valorizar a cultura local. “Sem um olhar sobre o instituído, criamos lacunas, desfiguramos memórias e identidades, perdemos vínculo com a nossa história, quebramos os espelhos que desenham nossas formas” (BRASIL, 1998, p. 08).
Assim, a Plataforma Cultural tanto desenvolve material didático sob demanda, como coordena a produção desses materiais, para que os professores consigam sistematizar o que consideram mais adequado para o uso.