Primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz. Ou não?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Dia Mundial da Paz é comemorado em 1º de janeiro, de acordo com a mídia. No mesmo dia inicia um novo mês e um novo ano. Mas, o que é um ano?

O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado “ano”. O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto (SÓ GEOGRAFIA, s.d., p. 01).

Dia Mundial da Paz

Este é o chamado movimento de translação. Por causa dele temos as quatro estações do ano, em razão da proximidade da terra com o sol.

O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora (SÓ GEOGRAFIA, s.d., p. 01).

Por que o ano inicia em janeiro?

O nome do mês é uma homenagem a Janus o deus dos portões, ou dos portais, que tinha duas faces e, por isso, olhava o passado e o futuro (MEDEIROS, 2018).

Janus é o deus que reina sobre o nascer e o pôr-do-sol, sobre as portas, é o deus do início e do fim: não apenas para fazer planos, mas os fechamentos, as conclusões. […]. Ele é o deus das transições: nada melhor para um janeiro, um novo ano, um novo período, um novo ciclo (MEDEIROS, 2018, p. 01).

Dia Mundial da Paz. Mesmo?

A mídia sempre divulga o primeiro de janeiro como o Dia Mundial da Paz e Dia da Confraternização Universal.

Os dois termos se confundem: o Dia da Confraternização Universal é um feriado brasileiro. Falamos mais sobre isso no artigo Feriado de 1º de janeiro: confraternização universal, mesmo?

O Dia Mundial da Paz aparece como uma comemoração religiosa, principalmente difundida pela religião católica, já que esta comemoração foi uma proposta do Papa Paulo VI, em uma mensagem do dia 8 de dezembro de 1967, mas sem objetivos exclusivamente religiosos (HISTORY CHANNEL, s.d.). Era um período de guerras: estavam ocorrendo a Guerra do Vietnã, também conhecida como Segunda Guerra da Indochina (TESTA, 1025),principalmente em publicações em espanhol.

É comum que a mídia publique mensagens de paz durante as comemorações de ano novo, o Papa sempre faz um pronunciamento, e as festividades podem ser notadas em todos os lugares. Entretanto, o Dia Internacional da Paz (UNITED NATIONS, s.d.) é comemorado em 21 de setembro, de acordo com o site da ONU.

Em resumo, há duas comemorações do Dia Mundia da Paz. Primeiro de janeiro, em comemorações mais divulgadas no âmbito religioso, confundindo-se com o  Dia da Confraternização Universal, e  21 de setembro, data definida por um organismo internacional reconhecido mundialmente.

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz. Ou não? Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/primeiro-dia-do-ano-dia-mundial-da-paz/>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

MEDEIROS, E. Resoluções de ano novo… de novo e de novo! Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/resolu%C3%A7%C3%B5es-de-ano-novo-e-elita-medeiros/>. Acesso em: 18 jan. 2018.

MEDEIROS, E. Feriado de 1º de janeiro: confraternização universal, mesmo? Plataforma Cultural. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/feriado-de-1o-de-janeiro-confraternizacao-universal-mesmo/>. Acesso em: 18 jan. 2018.

HISTORY CHANNEL. Hoje na história. [s.d.] Disponível em: <https://seuhistory.com/hoje-na-historia/dia-da-paz-mundial-e-celebrado-pela-primeira-vez>. Acesso em: 04 jan. 2018.

SÓ GEOGRAFIA. Movimentos da terra. Disponível em: <http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos/>. Acesso em: 18 jan. 2018.

TESTA, C. La segunda guerra de Indochina y la derrota de EEUU – Vietnam, en el cuadro de las revoluciones de posguerra y en el presente. Sociliamo o barbarie. 2015. Disponível em: <http://www.socialismo-o-barbarie.org/?p=4855>. Acesso em 18 jan. 2017.

UNITED NATIONS. International Day of Peace 21 September. [s.d.] Disponível em: <http://www.un.org/en/events/peaceday/>. Acesso em: 02 jan. 2018.

Comentários no Facebook