Uso de tecnologias no apoio à equipe de educação

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

Aguçar o interesse e incentivar o uso inteligente das tecnologias digitais para aprimorar o processo de gestão educacional dentro e fora da escola. Apresentar diversas opções de ferramentas tecnológicas que ajudam na organização, compartilhamento, monitoramento e controle das tarefas do dia a dia.

Reflexão

“Você não pode conectar os pontos olhando para frente, apenas olhando para trás. Por isso você precisa confiar que, de alguma forma, os pontos irão se conectar no futuro. Você precisa confiar em algo, sua intuição, destino, vida, karma, o que for” (Steve Jobs).

Introdução

A geração de competências tecnológicas interdisciplinares conduz a carreiras mais produtivas e a profissionais mais satisfeitos. As instituições de ensino devem desempenhar um papel importante no fornecimento de ferramentas e oportunidades que garantam, à equipe de educação, ampla utilização dos meios de comunicação gráficos e digitais para que atinjam seus objetivos com excelência.

É importante que façamos não apenas uma (r)evolução tecnológica nas escolas, de  maneira geral, mas uma (r)evolução na capacitação de toda a equipe envolvida no processo educacional, pois a tecnologia é algo ainda com imenso potencial a ser explorado para a maioria dos profissionais da área.

No atual ambiente escolar, já observamos algumas mudanças substanciais no jeito que lidar com as tarefas do dia a dia. Pilhas de cadernos, anotações, agendas e planilhas de papel estão sendo substituídas por arquivos de computador e ferramentas digitais na nuvem. Essa modernização facilita, por exemplo, o controle das aulas, o fechamento de notas, o gerenciamento da presença dos alunos, o compartilhamento de ideias e, consequentemente, a conclusão dos trabalhos, sejam bimestrais ou trimestrais, na expedição de boletins de rendimento direcionados a pais e alunos, ou na geração de dados importantes sobre a própria escola ou sistema de ensino.

Chegamos em um momento em que a utilização dos recursos tecnológicos é imprescindível em cada uma das etapas do processo administrativo e pedagógico de uma escola, e todos os envolvidos com a construção do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar precisam ser capacitados e incentivados a utilizar esses recursos.

Conteúdo programático:

  1. Conceito de produtividade
  2. Introdução a tecnologias digitais
  3. Tecnologia na gestão escolar e a utilização dos recursos educacionais disponíveis
  4. Abordagem orientada para o ensino com tecnologia
  5. Familiarizando-se com uso de ferramentas digitais
  6. Criando com o auxílio da tecnologia
  7. Aplicando a teoria na prática
  8. Pesquisa na internet, redes sociais e em outras mídias
  9. Segurança na internet e ciberbullying

Recursos necessários

  • Computador
  • Internet
  • Projetor multimídia
  • Material de anotação

Duração: 2 horas

Observação: Esta palestra tem a mesma base do conteúdo programático da palestra Ferramentas digitais para simplificar o trabalho do professor, porém, o foco destes conteúdos é direcionado para ferramentas e aplicações práticas de públicos específicos. 

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


Quer saber mais sobre este serviço?

Insira o seu nome e e-mail abaixo para receber um contato do nosso departamento comercial.


Catálogo completo de palestras

Neuroeducação e o impacto das emoções na aprendizagem

Provinha Brasil: conciliar necessidades e realidade para alcançar o melhor desempenho possível

Retenção dos alunos nos anos iniciais: confrontando legislação e realidade

Gamificação para diagnosticar, avaliar o que o aluno aprendeu

Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e a legislação em vigor: construção de documentos nas escolas