(Novas) Metodologias de ensino

Tempo de leitura: 1 minuto

Objetivo

(Re)conhecer as teorias de metodologias de ensino demonstradas por meio de alternativas que estão sendo aplicadas em outros países e em escola piloto, com o intuito de auxiliar e dinamizar o trabalho docente em sala de aula.

Reflexão

“Didática: a sutil diferença entre um professor e uma pessoa comum” (Míssola Arezza).

Introdução

Embora a graduação mostre metodologias de ensino, a prática mostra-se bem mais complexa do que a teoria. O uso de uma linguagem rebuscada, por vezes, dificulta o reconhecimento e a aplicação de metodologias efetivas e facilitadoras de ensino.

O grande número de correntes filosóficas é rico em dados e teoria, mas não esclarecem a prática. Ao relacionar as metodologias com a realidade de sala de aula, é possível despertar a criatividade dos docentes para a elaboração e aplicação de planejamentos e aulas dinâmicas, que mantém a atenção dos alunos e facilitam seu aprendizado.  

Conteúdo programático

  1. Metodologia e método: qual a diferença?
  2. Teoria e metodologia: aplicabilidade prática
  3. Teoria das Inteligências Múltiplas (de Gardner aos dias atuais)
  4. Metodologia Ativa
  5. Casos de sucesso
  6. Como utilizar as metodologias para o ensino de conteúdos na sala de aula   

Recursos necessários

  • Quadro branco
  • Computadores
  • Internet
  • Projetor

Duração: 2 horas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


Quer saber mais sobre este serviço?

Insira o seu nome e e-mail abaixo para receber um contato do nosso departamento comercial.


Catálogo completo de palestras

Neuroeducação e o impacto das emoções na aprendizagem

Provinha Brasil: conciliar necessidades e realidade para alcançar o melhor desempenho possível

Retenção dos alunos nos anos iniciais: confrontando legislação e realidade

Gamificação para diagnosticar, avaliar o que o aluno aprendeu

Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e a legislação em vigor: construção de documentos nas escolas