Gestão da carreira de professor

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

Promover uma reflexão sobre a carreira docente, mostrando alternativas de uso da tecnologia e da busca por qualificação. Disseminar a estrutura de cursos de qualificação para professores e as possibilidades existentes.  

Reflexão

“Os maiores inimigos do crescimento profissional são a falta de motivação e o comodismo. É quando a pessoa não sabe onde quer chegar e se contenta em ficar onde está” (Steve Jobs).

Introdução

Existem diferenças entre emprego, trabalho e carreira, que precisam ser consideradas na atividade do professor. Ao construir sua carreira, todo indivíduo busca crescimento em todos os aspectos, sejam profissionais ou para fins de remuneração, e conhecer as possibilidades e necessidades é imperativo nesta construção.

Conteúdo programático

  1. As características do professor ideal (Fonte: MEC – Documento de consulta pública)
    • Domina os conteúdos curriculares das disciplinas
    • Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos
    • Conhece as didáticas das disciplinas
    • Domina as diretrizes curriculares das disciplinas
    • Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem
    • Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos
    • Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem
    • Estabelece um clima favorável para a aprendizagem
    • Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos
    • Institui e mantém normas de convivência em sala
    • Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos
    • Comunica-se efetivamente com os pais de alunos
    • Aplica estratégias de ensino desafiantes
    • Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo
    • Otimiza o tempo disponível para o ensino
    • Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos
    • Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo
    • Trabalha em equipe
    • Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão
    • Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes
  2. Trabalho, emprego e carreira
  3. Características pessoais e esperadas
  4. Currículo, ensino, pesquisa e extensão
  5. Formação profissional e continuada
  6. Oportunidades de qualificação: investimento monetário e de tempo
  7. Tecnologia a serviço do professor
  8. Produção para o uso diário versus produção científica
  9. Captação de recursos
  10. Atuação dentro e fora da escola

Recursos necessários

  1. Computador
  2. Internet
  3. Projetor multimídia
  4. Material de anotação

Duração: 2 horas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


Quer saber mais sobre este serviço?

Insira o seu nome e e-mail abaixo para receber um contato do nosso departamento comercial.


Catálogo completo de palestras

Neuroeducação e o impacto das emoções na aprendizagem

Provinha Brasil: conciliar necessidades e realidade para alcançar o melhor desempenho possível

Retenção dos alunos nos anos iniciais: confrontando legislação e realidade

Gamificação para diagnosticar, avaliar o que o aluno aprendeu

Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina e a legislação em vigor: construção de documentos nas escolas