Empreendedorismo para professores

Tempo de leitura: 2 minutos

Objetivo

Difundir a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável do país, agregando valores que culminem em melhorias na qualidade de vida do empreendedor e comunidade a que pertence.

Reflexão

“Qualquer indivíduo que tenha à frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e a comportar-se como tal. O empreendedorismo é um comportamento, e não um traço de personalidade. Suas bases são conceito e teoria, e não a intuição” (Peter Drucker, Pai da Administração Moderna).

Introdução

O Empreendedorismo constitui-se em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios.

Conteúdo programático

  1. Características de comportamento do empreendedor de SUCESSO
    • Busca de oportunidade e iniciativa
    • Correr riscos calculados
    • Exigência de qualidade e eficiência
    • Persistência
    • Comprometimento
    • Busca de informações
    • Estabelecimento de metas
    • Planejamento e monitoramento sistemático
    • Persuasão e rede de contatos
    • Independência e autoconfiança
      • Fonte: Empretec ONU – Marca registrada do Sebrae no Brasil.
  2. Premissas do ensino eficaz de empreendedorismo
    • Não há regras rígidas
    • Não existe modelo único de ensino
    • Não existe fórmula mágica que leve ao sucesso
    • Empreender não pode ser imperativo
    • O foco deve ser nas pessoas (equipe), e não apenas no empreendedor individual
    • Empreender não é sinônimo de ser empresário
    • Empreender não é sinônimo de (apenas) ganhar dinheiro
    • O modelo tradicional de ensino (centrado no professor) nem sempre é eficaz
    • O modelo centrado no aluno, no aprender fazendo, é o que mais traz resultados
    • Poder não é sinônimo de sucesso
  3. Empreendendo dentro da escola
    • Perfil do empreendedor x não empreendedor
    • Apresentação de casos de empreendedorismo
    • Conhecimento, empreendedorismo e Inovação
    • Inovação, produtividade e competitividade
    • Incubadoras, aceleradoras e investidores
    • Criando um ambiente incubador dentro da escola
    • Tipos e graus de inovação: produtos, serviços, modelos de gestão, modelos de comercialização centrada no consumidor, inovação radical, disruptiva e incremental, inovações estratégicas
    • Novos modelos de negócios e acordos colaborativos: co-opetição, co-inovação, co-criação de valor, redes de inovação
    • O Perfil da escola inovadora e o aluno inovador
    • Desenvolvendo um projeto inovador

Recursos necessários

  1. Computador
  2. Internet
  3. Projetor multimídia
  4. Material de anotação

Duração: 2 horas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


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