A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Curricular Comum

A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Curricular Comum

4 minutos A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica. Sua terceira versão foi publicada no último dia 06, mas ainda precisará ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo Ministério da Educação. É preciso reconhecer que houve avanços, mesmo com o grande número de críticas que o documento vem recebendo. É necessário valorizar o empenho, não apenas das equipes de trabalho da Universidade de Continue lendo

Professor empreendedor, escola inovadora, aluno transformador

Professor empreendedor, escola inovadora, aluno transformador

5 minutos Nossa proposta de professor empreendedor passa não apenas pelas aulas, tornando a escola inovadora, mas pela abordagem do tema com os alunos, fazendo com que eles sejam verdadeiros transformadores. O professor empreendedor Já não é novidade que não se nasce empreendedor, mas, como comportamento – ou características – podem – e devem – ser adquiridos ao longo da vida. O problema é que a maioria das pessoas está atenta a cuidar da própria vida. Muitas vezes, apenas da sobrevivência, e não tem Continue lendo

Base Nacional Curricular Comum: avanços da segunda para a terceira versão

Base Nacional Curricular Comum: avanços da segunda para a terceira versão

4 minutos O documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica de nosso país recebe o nome de Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Pautado na legislação vigente, o documento foi disponibilizado para consulta pública entre outubro de 2015 e março de 2016. Recebeu mais de 12 milhões de contribuições de todo o país, envolvendo redes educacionais, organizações e colaborações individuais. A origem A Universidade de Brasília (UnB) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Continue lendo

Empreender ou não empreender na escola?

Empreender ou não empreender na escola?

4 minutos A diferença básica entre empreender ou não empreender na escola está em aproveitar as oportunidades que aparecem à sua frente ou simplesmente executar as tarefas que você recebe de outra pessoa (CACHOEIRA, 2016), ou que você sabe que deve fazer. Parece difícil encontrar uma conexão entre empreendedorismo e educação, mas ambos estão intrinsecamente ligados: ninguém nasce empreendedor, torna-se. Ademais, a educação, em nosso país, tem formado uma legião de repetidores, não de pensadores. O mais interessante é que a base da educação Continue lendo

Planejamento de Ensino, plano de aula, Projeto Político Pedagógico… afinal, é mesmo preciso planejar tanto?

Planejamento de Ensino, plano de aula, Projeto Político Pedagógico… afinal, é mesmo preciso planejar tanto?

3 minutos Há quem acredite que o trabalho do professor é ensinar. Outros já afirmam que o professor educa. Só quem está na sala de aula, quem teve formação para isso, e quem convive diariamente com os afazeres docentes é que sabe. Ser professor é fazer tudo isso e muito, mas muito mais. Planejamento de ensino, plano de aula, projeto, diários, relatórios, avaliação… olhando de fora, parece simples: até se diz que o professor dá aula! Cada vez que alguém me pergunta se dou Continue lendo