Livro didático: A história do município ao alcance das crianças

Tempo de leitura: 5 minutos

Materiais desenvolvidos

Livro do aluno
Livro do professor

Apresentação

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (DCN – BRASIL, 2013), o ensino de História e Geografia devem considerar as contribuições culturais e étnicas que formam o povo brasileiro, em especial as matrizes indígena, africana e europeia, conforme a Lei n°11.645 de 2008.

O Art. 14 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica versa sobre a necessidade de conhecimento do mundo físico, e a obra a ser desenvolvida parte da realidade dos alunos, do conhecimento do município e sua geografia e história para, nas séries seguintes, complementar o conhecimento da história de Santa Catarina e do Brasil, abrangendo o que preconiza a área de Ciências Humanas da Base Nacional Curricular Comum, devendo estar presente, na Educação Básica, “desde os anos iniciais, por meio da História e Geografia” (BRASIL, 2016, p. 153).

Os materiais apostilados não são customizados para a realidade dos municípios, faltando-lhes o enfoque partindo de onde os alunos vivem, deixando de valorizar a cultura local. “ Sem um olhar sobre o instituído, criamos lacunas, desfiguramos memórias e identidades, perdemos vínculo com a nossa história, quebramos os espelhos que desenham nossas formas” (BRASIL, 1998, p. 08).

Também, a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina pressupõe “introduzir a história dos diferentes povos indígenas, africanos e afro-brasileiros, a participação das mulheres e o modo como a humanidade vivenciou a ocupação do território nos projetos e planejamentos escolares na educação básica. – Reorganizar a proposta político-pedagógica da escola de modo a inserir os direitos humanos e ambientais, tendo a diversidade como princípio formativo” (SANTA CATARINA, 2014, p. 87).

Assim, a proposta desta obra vem preencher a lacuna existente na sistematização dos conteúdos de história e geografia sobre o município, facilitado o trabalho de professores e a aprendizagem dos alunos.

Conteúdos a serem desenvolvidos

Mapa

Localização do município no mapa Mundi, no mapa do Brasil, de Santa Catarina e o mapa do próprio município.

1. Localização e reconhecimento
Onde vivemos?
Apresentar os limites geográficos do município e informar como chegar a partir da Br 101 e por outros caminhos.
1.1 Conhecendo o município
1.2 Pontos turísticos
1.3 Pontos históricos
1.4 Patrimônio histórico
1.5 Patrimônio natural
1.6 Patrimônio cultural
1.7 Atividades

2. Os primeiros habitantes
Relembrar os indígenas para depois entrar na imigração, cultura africana (Lei 11.645 de 2008) e outras culturas.
2.1 sítios arqueológicos
2.2 Colonização
2.2.1 Houve encontro entre índios e brancos?
2.2.2 População de etnias africanas
2.3 De onde vieram nossos antepassados?
Relembrar a atividade de entrevista do capítulo 2 e localizar, no mapa mundi, a origem das famílias.
2.4 O passado e o presente: acontecimentos históricos importantes para o município
2.5 Criação e emancipação
2.6 Atividades

3. População
3.1 Origem das famílias
3.2 Bairros e diferença entre zona urbana e zona rural
3.3 Atividades econômicas do município
3.4 Atividades
Em uma das atividades da origem das famílias deve constar uma entrevista com os familiares para conhecer suas origens.

4. Símbolos do município
4.1 A bandeira
4.2 O brasão
4.3 A identidade do município: onde e para que os símbolos são utilizados
4.4 Atividades

5. Cultura
Assimilação e aculturação
5.1 Folclore
5.2 Festas
5.3 Danças
5.4 Língua
5.5 Aspectos religiosos
5.6 Crenças, lendas e mitos
5.7 Culinária típica
5.8 Atividades

6. A Educação no município
Estrutura da educação
Cada escola, com fotos e descrição da estrutura física e capacidade

7. A economia do município
8. O meio ambiente

Considerações finais

O desenvolvimento deste trabalho conta com a organização realizada por um historiador, uma pedagoga, uma licenciada em letras e um cientista da computação. A formação desta equipe visa a atingir a melhor qualidade de conteúdo possível, respeitando as necessidades pontuadas pelos professores que trabalham com as turmas que utilizarão o material.

Referências

BRASIL. Lei 11.645-2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 04 jan., 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em: 04 jan., 2016.
BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 03 jan. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer Nº: CEB 04/98. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB0498.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2016.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina. Formação Integral na Educação Básica. 2014. Disponível em: <http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/Proposta_Curricular_final.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2016.