[ Infográfico ] Os 7 reais desafios de ser professor

Tempo de leitura: 3 minutos

Os 7 reais desafios de ser professorO MEC disponibiliza uma lista com as 20 características do professor ideal, que já foi publicada pela Revista Nova Escola, quando analisou que os concursos não são capazes de avaliar as tais características.

Observando cada uma delas, percebi que algumas são comportamentos naturais da maioria dos professores, mas algumas são verdadeiros desafios.
Assim, compilei a lista no que considerei os 7 reais desafios de ser professor, com base na experiência dentro da sala de aula. Veja no infográfico:

Infográfico: Os 7 reais desafios de ser professor

1 – Conquistar e manter a atenção dos alunos
Não há receitas milagrosas, mas treinamento e boa vontade podem fazer a diferença não apenas na vida dos alunos, mas na prática e na profissão do docente. Para auxiliar neste desafio, disponibilizamos alguns materiais: um artigo, um e-book e um infográfico.

2- Gerenciar o tempo para poder se manter atualizado e capacitar-se sem comprometer as atividades cotidianas
Seria ótimo se pudéssemos controlar o tempo, mas isto não é possível. O que se pode fazer é aproveitar o tempo com estratégia para realizar o máximo de atividades em menos tempo. Utilizar recursos tecnológicos em nosso favor é uma excelente estratégia.

3 – Lidar com níveis de aprendizagem diferentes em grandes turmas
Para lidar com este desafio é preciso, primeiro, diagnosticar a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) dos alunos e, em seguida, planejar as aulas de acordo com os conteúdos e com o que os alunos precisam aprender (em muitos casos, rever). Pode parecer um bicho-de-sete-cabeças, mas, na verdade, há maneiras práticas e fáceis de aplicar para usar a ZDP sem depender dos inúmeros termos técnicos que vimos na graduação.

4 – Escassez de recursos e materiais para o ensino
Este é um desafio presente em quase todas as instituições públicas. Neste caso, por experiência própria, muitas vezes é preciso fazer valer o velho dito popular: quem não tem cão, caça como um gato (não, não é com um gato, o adágio é como um gato, pois há quem não tenha gato também, é com esperteza)! É preciso criatividade e, mais uma vez, tempo…

5 – Aplicar estratégias que possibilitem o aluno resolver e lidar com situações reais, (trans)formando-o em cidadão autônomo
Embora não possamos, como professores, garantir que os alunos apliquem o conhecimento que adquirem, se conseguirmos vencer os desafios 1, 3, 4 e 6 desta lista, já estaremos no caminho de superar mais este desafio. Nesse caso, só o tempo mostrará nosso sucesso.

6 – Aproveitar recursos digitais para facilitar a avaliação, o monitoramento do ensino e a execução de atividades diárias
O desafio, aqui, é (re)conhecer as possibilidades existentes e utilizá-las ao nosso favor. Neste caso, é necessário buscar capacitação que, na verdade, será um investimento: o tempo utilizado na aprendizagem vai refletir na sobra de tempo para atividades diárias.

É verdade que há outros desafios e, então, para não me estender demais, juntei mais este:

7 – Salário pouco atrativo para a carreira
Comparando com a formação de outros profissionais, o professor realmente recebe salários menores. Entretanto, se você se especializar, a ascensão na carreira acontece. Não conheço um professor excelente desempregado: o que há é uma verdadeira busca por profissionais que se destacam. Transforme a sua vida e a de seus alunos: desperte o melhor que há em você!

Um podcast para você

Como sabemos que você tem inúmeras atividades, fizemos um podcast para que você possa ouvir este conteúdo. Queremos oferecer materiais em formatos que você possa usar para se manter atualizada(o) de maneira simples. Ouça e comente: você pode ajudar para que nossos conteúdos sejam ainda melhores!

Comente este artigo: a sua opinião é muito importante para todos nós!

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Os 7 reais desafios de ser professor. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/infografico-7-desafios-ser-professor/>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

Comentários no Facebook