Fevereiro: mês de festas e feriados!

Tempo de leitura: 7 minutos

O mês de fevereiro é festivo porque, geralmente, o carnaval acontece entre seus 28 ou 29 dias. Isto traz questões interessantes para pensar: por que fevereiro é o único mês que não chega a ter 30 dias, no mínimo, como os outros? Por que ele passa a ter 29 dias a cada quatro anos? E de onde veio o nome fevereiro?

Fevereiro: mês de festas e feriados!

O nome do mês e sua duração estão diretamente ligados

Fevereiro é o segundo mês do ano, e coincide com o último mês de inverno no hemisfério norte.  Este mês era destinado à purificação e, no calendário lunar, tinha 28 dias. Um ciclo completo da lua tem esta duração, de onde vinha a duração dos meses.

Como mostramos antes (MEDEIROS, 2018), um ano é o período em que a terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol. Isto marca as estações.

E o que é um mês?

Uma das definições do Dicionário Merriam Webster é que o mês é um período de tempo que corresponde a aproximadamente uma volta do lua ao redor da terra (MERRIAM WEBSTER, s.d., p. 01).

Michaelson (2017) explica que a lua é um satélite natural e, por isso, gira ao redor da terra, da mesma forma que a terra gira em torno do sol.

A Enciclopédia Britânica ensina que o mês deriva de uma lunação, que é o período de tempo entre duas luas novas. O mês sinódico é um ciclo completo das fases da lua, ou lunação. Sua duração é, em média de 29 dias e meio. Há 12 lunações a cada 354 dias, que era o ano utilizado por povos antigos. O calendário Romano, por exemplo, tinha apenas 10 meses, iniciava em março e tinha seis meses com 30 dias e 4 com 31. Também é conhecido como Calendário pré-juliano  ou Calendário de Rômulo  (TIME AND DATE, s.d.). Atribui-se ao Rei Rômulo, de Roma, a invenção deste calendário, que tinha base lunar-solar e foi usado durante o período imperial romano, mas sofreu alterações.

No período de uso deste calendário, o inverno não estava marcado nele. As baixas temperaturas e a pouca tecnologia impediam atividades externas.

Calendário romano, pré-juliano ou Calendário de Rômulo

  1. Martius – 31 dias;
  2. Aprilis – 30 dias;
  3. Maius – 31 dias;
  4. Iunius – 30 dias;
  5. Quintilis – 31 dias;
  6. Sextilis – 30 dias;
  7. September – 30 dias;
  8. October – 31 dias;
  9. November – 30 dias;
  10. December – 30 dias.

Mas este calendário foi reformado por Numa Pompílio por volta de 700 a.C., porque ele não se alinhava com as estações do ano. Nesta reforma, os meses de 30 dias passaram a contar com 29, e foram adicionados os meses de janeiro e fevereiro, este último com 28 dias. Estes dois meses abriam o ano e, por isso, janeiro tem este nome em homenagem a Janus, o Deus dos Portões, como já visto no texto Primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz. Ou não?

O mês de fevereiro teve seu nome, Frebruarius, em homenagem à Deusa Febra, e nele passou a se comemorar o festival da purificação (ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, s.d.).

Outra reforma foi introduzida ao calendário pelo Imperador Júlio César, em 46 a.C., recebendo o nome de Calendário Juliano.

A Proposta do Calendário Juliano era adicionar ou remover dias para sincronizá-lo com as estações astronomicamente, marcadas pelos equinócios e solstícios (TIME AND DATE, s.d.). Percebeu-se que faltavam 62 dias, que foram introduzidos logo após os meses em homenagem aos deuses, e homenagearam ao Imperador: Julius, seu nome; e Augustus, um de seus títulos. Por esta razão são os dois únicos meses com 31 dias que são consecutivos.

 O astrônomo grego Sosigenes preparou o calendário, com o total de 365 dias, distribuídos como o conhecemos hoje. A exceção era o ano bissexto, que ainda não havia sido introduzido (OXFORD REFERENCE, s.d.).

Por que ano bissexto?

O ano bissexto é assim chamado em português em razão de ter dois número seis. Em inglês é conhecido como leap year, e significa o ano que pula, pois ocorre a cada 4 anos.

O ano bissexto foi introduzido pelo Papa Gergório XIII, em 1582, e hoje o Calendário Gregoriano é o internacionalmente mais usado (COCKBURN, 2016).

A proposta do calendário era, mais uma vez, a organização astronômica. A terra precisa de 365 e 6 horas para completar a volta ao redor do sol. Como seis horas são a quarta parte de um dia, acumulam-se estas horas e, a cada 4 anos, adiciona-se mais um ao ano corrente. Isto ocorre no mês de fevereiro, que já é atípico por ter 28 dias, ao invés de 30 ou 31 (ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA, 2017).

E assim, hoje, utilizamos o Calendário Gregoriano, que também é conhecido como New Style Calendar, ou Calendário Cristão (Christian Calendar) (CALENDAR THROUG THE AGES, s.d.).

Abaixo a compilação das datas comemorativas, ou efemérides de fevereiro.

FEVEREIRO

Dia do eletricitário

DiaComemoração
01Dia do publicitário
02Dia de Iemanjá
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
Dia do agente Fiscal
04Dia Mundial contra o câncer
05Dia do datiloscopista brasileiro
Dia nacional da mamografia
06Dia do agente de defesa ambiental
07Dia nacional de luta dos povos indígenas
Dia dos gráficos
11Dia do zelador
13Dia do surdo
14Dia mundial do amor
Dia dos namorados*
16Dia do repórter
19Dia do esportista
20Dia mundial da justiça social
21Dia Internacional da língua materna
Dia do imigrante italiano
23Dia do movimento municipalista brasileiro
Dia nacional do Rotary
27Dia nacional do livro didático

* Em países de língua inglesa.

A Semana contra o alcoolismo é a segunda do mês.

Como citar este post em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT: 

MEDEIROS, Elita. Fevereiro: mês de festas e feriados! Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <o link onde ele vai estar>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

CALENDAR THROUGH THE AGES. The Christian Calendar. [s.d.] Disponível em: <http://www.webexhibits.org/calendars/calendar-christian.html>. Acesso em: 24 jan. 2018.

COCKBURN, H. Gregorian Calendar: Five facts you didn’t know. Independent. 2016. Disponível em: <http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/gregorian-calendar-five-facts-a7345126.html>. cesso em: 24 jan. 2018.

ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Month: time measurement. [s.d.] Disponível em: <https://www.britannica.com/science/month>. Acesso em: 24 jan. 2018.

ENCYCLOPÆDIA BRITANNICA. Leap year: calendar. 2017. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/leap-year-calendar>. Acesso em: 24 jan. 2018.

MEDEIROS, E. Primeiro dia do ano, Dia Mundial da Paz. Ou não? Plataforma Cultural. 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/primeiro-dia-do-ano-dia-mundial-da-paz/>. Acesso em: 24 jan. 2018. 

MERRIAM WEBSTER DICTIONARY. Month. [s.d.] Disponível em: <https://www.merriam-webster.com/dictionary/month%20by%20month>. Acesso em: 24 jan. 2018. 

MICHAELSON, A. Movements of the Sun, Moon & Earth. Sciencing. 2017. Disponível em: <https://sciencing.com/movements-sun-moon-earth-8351782.html>. Acesso em 24 jan. 2018.

OXFORD REFERENCE. Julian calendar. [s.d.] Disponível em:           <http://www.oxfordreference.com/view/10.1093/oi/authority.20110803100026723>. Acesso em 24 jan. 2018.

TIME AND DATE. The Julian calendar. [s.d.] Disponível em: <https://www.timeanddate.com/calendar/julian-calendar.html>. Acesso em: 24 jan. 2018.

TIME AND DATE. The Roman calendar. [s.d.] Disponível em: <https://www.timeanddate.com/calendar/roman-calendar.html>. Acesso em: 24 jan. 2018.

Comentários no Facebook