Feriado de 1º de janeiro: confraternização universal, mesmo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Primeiro de janeiro é feriado no mundo todo, por conta da Confraternização Universal? Muitas páginas creditam a criação do Dia mundial da confraternização universal à ONU – Organização das Nações Unidas. Entretanto, na página da ONU (em inglês), não há menção a qualquer comemoração neste dia. A única data comemorativa no mês de janeiro é o dia 27, Dia Internacional de comemoração em memória das vítimas do holocausto.

Confraternização Universal

O Dia Internacional da Paz é comemorado em 21 e setembro, de acordo com o próprio site da ONU.

É possível encontrar fontes sobre esta data em outras línguas?

Se usarmos ferramentas de busca para a expressão em inglês “universal fraternization day” entre aspas, que faz com que essas ferramentas procurem exclusivamente o que escrevemos, sem variações, o único resultado que aparece é o site Check In São Paulo. O site faz uma apresentação da cidade e mostra os dois feriados do mês: o primeiro de janeiro e o Aniversário de São Paulo. 

Mas não há publicações que se refiram a esta data como o dia da Confraternização Universal em inglês ou em espanhol.

De onde veio a afirmação de que a ONU reconhece o primeiro de janeiro como Dia da Confraternização Universal, então? Ou é o Dia da Confraternização Universal no Brasil?

Todas as páginas que trazem a afirmação são escritas em português, em sites brasileiros, e não há fontes que a confirmem.

Aprofundando a pesquisa na legislação, é possível perceber que é, realmente, um feriado nacional: é o Dia da Confraternização Universal no Brasil, instituído pela Lei nº 10.607 de 19 de dezembro de 2002. Esta lei é a que determina os “feriados nacionais [d]os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro” (BRASIL, 2002).

Na verdade, Getúlio Vargas já havia sancionado a lei em 1935, determinando primeiro de janeiro como feriado em comemoração à Confraternização Universal (BRASIL, 1935).

A expressão Confraternização Universal traz à mente o momento em que todos os povos confraternizam. Passa a impressão de que é comemorada no mundo todo.

O History Channel traz a informação de que o Papa Paulo VI propôs a data em 1967 e, portanto, depois de Getúlio Vargas. Desde então ela é comemorada livremente, não é um feriado religioso.

No dia primeiro de janeiro vários povos ao redor do mundo celebram no começo do novo ano o Dia Mundial da Paz, ou o dia Dia da Fraternidade Universal. Trata-se de um feriado internacional adotado por muitas nações. O Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967. Com isso, o dia é celebrado desde 1968. De acordo com a proposta do Papa Paulo VI, o Dia Mundial da Paz não tem o objetivo de ser uma data exclusivamente religiosa ou católica. A ideia é que essa iniciativa ocorra de maneira livre, e “mais de acordo com a índole particular de quantos avaliam bem, como é bela e importante ao mesmo tempo, a consonância de todas as vozes do mundo, consonância na harmonia, feita da variedade da humanidade moderna, no exaltar este bem primário que é a Paz” (HISTORY CHANNEL, s.d., p. 01, grifos originais).

Agora o alerta: cuidado com as fontes! Não basta afirmar que uma instituição reconhece algo: é preciso mostrar onde está escrito!

Ensinar é algo que nós, professores, fazemos com responsabilidade. A afirmação de que a ONU reconhece o primeiro de janeiro como Dia da Confraternização Universal está em vários sites em português, menos nas páginas da própria ONU.

Por esta razão é muito importante conferir as fontes do que recebemos, para evitar propagar informações como a do tema deste artigo. Quando vemos o nome de algumas instituições, muitas vezes nem procuramos para conferir, porque traz credibilidade.

E mesmo que outras fontes confiáveis tragam a informação, nenhuma mostra de onde ela foi retirada.

Para concluir, vamos fazer um resumo rápido

Primeiro de janeiro é feriado nacional e comemora-se o Dia da Confraternização Universal, instituído em 1935 pelo Presidente Getúlio Vargas e regulamentado,  na atualidade, pela Lei Lei nº 10.607 de 19 de dezembro de 2002

Como sugestão, fica a dica de pesquisar, sempre que possível, as fontes citadas. Desconfie de quem não cita fontes. Mesmo um trabalho com ideias originais traz outras leituras. O único trabalho genial sem referências é a Teoria da Relatividade de Einstein. Até que apareça outro, vamos fazer valer o bom senso?

Nossos textos trazem os links que levam para os locais onde as informações que mencionamos foram tiradas. Além disso, há uma lista de referências abaixo dos nossos artigos, para possibilitar a recuperação das fontes que usamos.

Confira! Você poderá descobrir muitas coisas interessantes!

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Feriado de 1º de janeiro: confraternização universal, mesmo? Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/feriado-de-1o-de-janeiro-confraternizacao-universal-mesmo/>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei nº 10.607 de 19 de dezembro de 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10607.htm>. Acesso em 04 jan. 2018.

BRASIL. Lei nº 108, de 29 de outubro 1935. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-108-29-outubro-1935-557381-publicacaooriginal-77748-pl.html>. Acesso em 04 jan. 2018.

CHECK IN SÃO PAULO. January in São Paulo. [s.d.] Disponível em: <http://checkinsaopaulo.com/en/janeiro-em-sao-paulo/>. Acesso em 03 jan. 2018.

HISTORY CHANNEL. Hoje na história. [s.d.] Disponível em: <https://seuhistory.com/hoje-na-historia/dia-da-paz-mundial-e-celebrado-pela-primeira-vez>. Acesso em: 04 jan. 2018.

UNITED NATIONS. International days. [s.d.] Disponível em: <http://www.un.org/en/sections/observances/international-days/>. Acesso em: 02 jan. 2018.

UNITED NATIONS. Department of Public Information 2018 Holocaust remembrance Calendar of Events. [s.d.] Disponível em: <http://www.un.org/en/holocaustremembrance/2018/calendar2018.html>. Acesso em: 02 jan. 2018.

UNITED NATIONS. International Day of Peace 21 September. [s.d.] Disponível em: <http://www.un.org/en/events/peaceday/>. Acesso em: 02 jan. 2018.

Comentários no Facebook