Dia Mundial do Braille: 4 de janeiro

Tempo de leitura: 4 minutos

O Dia Mundial do Braille acontece em 04 de janeiro como homenagem ao criador deste sistema de escrita: Louis Braille.

Braille

Não é uma linguagem, mas um meio que possibilita a leitura por pessoas cegas ou com baixa visão.

Quem foi Louis Braille?

Várias fontes trazem biografias do criador do sistema de escrita para cegos e pessoas de baixa visão. A Associação Americana para os cegos (American Foundation for blind, s.d.; p. 01) também. Louis Braille (1809-1852) nasceu em Coupvray, perto de Paris. Ele ficou cego com apenas 3 anos, quando se feriu com uma ferramenta da oficina de seu pai. Tentando imitá-lo, a ferramenta deslizou e feriu um de seus olhos, que infeccionou. A infecção espalhou-se e, em pouco tempo, estava cego de ambos os olhos.

Louis Braille
Fonte: Royal Blind (s.d.).

Embora ainda tenha frequentado a escola por dois anos, ele não conseguia aprender tudo apenas ouvindo.

Aos 10 anos, ele ganhou uma bolsa para o Instituto Real para jovens cegos (Royal Institution for Blind Youth), em Paris. Entretanto, mesmo no Instituto, a maioria dos professores apenas falava para os estudantes. A biblioteca tinha 14 livros com letras em relevo, mas era difícil de ler. Louis era impaciente com isso e, portanto, precisava encontrar uma nova maneira de aprender (BRAILLEWORKS, 2016).

Como surgiu o sistema?

Em 1821, Charles Barbier, um capitão do exército de Napoleão, visitou a escola para cegos onde Louis Braille estudava. Barbier compartilhou seu sistema de códigos chamado Escrita Noturna (Night Writing) com os estudantes. Este sistema era utilizado pela marinha francesa. O jovem Louis conheceu Barbier com apenas 10 anos, e aos 15 já tinha mudado a vida de pessoas cegas para sempre, com seu sistema de comunicação de seis pontos, que poderia ser lido com os dedos (BRAILLEWORKS, 2016).

O que é o sistema Braille?

Como sistema de códigos, pode ser usado em várias línguas.

Alfabeto Braille
Fonte: Mende (2017).

O Braille é composto por 6 pontos, que são agrupados em duas filas verticais com três pontos em cada fila (cela Braille). A combinação desses pontos forma 63 caracteres que simbolizam as letras do alfabeto convencional e suas variações, como os acentos, a pontuação, os números, os símbolos matemáticos e químicos e até as notas musicais. Para os cegos poderem ler números ou partituras musicais, por exemplo, basta que se acrescente antes do sinal de 6 pontos um sinal de número ou de música (DEFICIÊNCIA e INCLUSÃO SOCIAL, 2009, P. 01).

Alfabetos com caracteres especiais, como o alemão, apresentam novas combinações para estas letras.

Existem máquinas para escrever no sistema Braille, como a Perkins Clássica, abaixo.

Máquina Perkins clássica para escrita em Braille
Fonte: Mega Serafim (s.d.)

Mas existem materiais para utilizar manualmente, como o reglete e o punção.

Reglete para escrita em Braille
Fonte: Deficiência e Inclusão Social (2009).
Punção para escrita em Braille
Fonte: Deficiência e Inclusão Social (2009).

Embora inspirado no sistema de Barbier, Braille publicou seu próprio sistema em 1829. Ele adicionou os símbolos matemáticos e musicais. Ele publicou vários livros sobre o sistema, e em 1833 tornou-se professor de História, Geometria e Álgebra (ROYAL BLIND, d.d.).

Em 4 de janeiro, no Brasil, também se comemora O Dia do Hemofílico e o Dia da Abreugrafia.  O mais importante é despertar a atenção das pessoas para estes assuntos, e tentar manter nossa saúde e melhorar a qualidade de vida de quem nos cercam.

Como citar este post em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT: 

MEDEIROS, Elita. Dia Mundial do Braille: 4 de janeiro. Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <o link onde ele vai estar>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

AMERICAN FOUNDATION FOR BLIND. Louis Braille biography. [s.d.] Disponível em:<http://braillebug.afb.org/louis_braille_bio.asp>. Acesso em: 22 jan. 2018.

BRAILLEWORKS. 5 Interesting Facts for World Braille Day 2016. 2016.Disponível em: <https://brailleworks.com/world-braille-day/>. Acesso em: 22 jan. 2018.

DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL. Alfabeto Braille. 2009. Disponível em: <http://deficienciavisualsp.blogspot.com.br/2009/02/alfabeto-braille.html>. Acesso em: 22 jan. 2018.

MEGA SERAFIM. Máquina Braille Perkins. [s.d.] Disponível em: <https://www.megaserafim.pt/online/maquinas-braille/96-maquina-braille-perkins.html>. Acesso em: 22 jan. 2018.

MENDE, L. Sistema Braille (Alfabeto Braille). Enciclopédia Global. 2017. Disponível em: <http://www.megatimes.com.br/2015/03/sistema-braille-alfabeto-braille.html>. Acesso em: 22 jan. 2018.

ROYAL BLIND. Who was Louis Braille. [s.d.] Disponível em: <https://www.royalblind.org/national-braille-week/about-braille/who-was-louis-braille>. Acesso em: 22 jan. 2018.

 

Comentários no Facebook