Dia do leitor: 07 de janeiro

Dia do leitor, comemorado em 07 de janeiro, surgiu em 1928, quando o jornal cearense O Povo foi fundado. A fama da publicação era a de combater a corrupção e divulgar fatos políticos, além de divulgar movimentos literários da época (VERSAR, 2019).

O fato é que o dia do leitor é importante para lembrar a influência da leitura na vida das pessoas.

Por que ler é importante?

“Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual” (BATISTA, [s.d.], p. 01);

“O hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento” (PORTO, [s.d.], p. 01)

“Quando desenvolvemos o hábito da leitura, independentemente de que tipo de leitura estejamos falando, desenvolvemos e apuramos também o nosso senso crítico” (MARQUES, 2019, p. 01).

Ainda segundo Vilarinho (s.d.), no Portal Mundo Educação, há nove motivos para ler. A leitura melhora o entendimento, a cultura, torna mais reflexivos, aumenta o conhecimento, aprimora a reflexão, melhora o vocabulário e a escrita, e é fonte de diversão e informação.

Somente estas razões já seriam suficientes para promover o próprio hábito de ler e incentivar outras pessoas a lerem.

Mas queremos registrar Os direitos inalienáveis do leitor, da obra do escritor francês Daniel Pennac, que trazem um pouco mais de graça à leitura (PORTO EDITORA).

Nos dias atuais, onde é notório que muito mais está sendo escrito e lido, considerando as mensagens instantâneas nos smartphones, a leitura de livros, seja em qual meio for, é imprescindível. Isto porque mais é escrito, mas com muito mais erros; e a interpretação dá mostras de estar piorando a cada instante.

Basta olhar as discussões ocorridas nos últimos meses, nas redes sociais, em virtude das eleições presidenciais.

Portanto, ler mais e incentivar a leitura é um dever de todos!

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Dia do leitor: 07 de janeiro. Plataforma Cultural, 2019. Disponível em: <https://plataformacultural.com.br/?p=1529&preview=true>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio, e o ano.

Referências

BATISTA, R. Importância da leitura. [s.d.]. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm>. Acesso em: 07 jan. 2019.

MARQUES, J. R. A importância da leitura para sua vida profissional e pessoal. 2019. Portal IBC. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/a-importancia-da-leitura-para-sua-vida-profissional-e-pessoal/>. Acesso em 07 jan. 2019.

PORTO EDITORA. Daniel Pennac. [s.d.] Disponível em: <https://www.portoeditora.pt/autor/daniel-pennac>. Acesso em: 07 jan. 2018.

PORTO, G. A importância da leitura. [s.d.]. Info Escola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em: 07 jan. 2019.

VERSAR. Dia do Leitor: confira 10 dicas de livros que fizeram sucesso em 2018. 2019. Disponível em: <https://www.revistaversar.com.br/dia-do-leitor-confira-10-dicas-de-livros-que-fizeram-sucesso-em-2018/>. Acesso em: 07 jan. 2019.

VILARINHO, S. Por que ler é importante? [s.d.] Mundo Educação. Disponível em:  <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/por-que-ler-importante.htm>. Acesso em: 07 jan. 2019.