Dia da Gratidão: 6 ou 7 de janeiro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Dia da gratidão: ele aparece em duas datas diferentes, em fontes diversas. No documento Datas Comemorativas e outras datas significativas (2012), publicado pela Câmara dos deputados, a data oficial é 7 de janeiro. Esta é uma das datas que constam no Calendário de datas comemorativas do mês de janeiro, que publicamos aqui (MEDEIROS, 2018, p. 01).

Outros países também comemoram o Dia da Gratidão

Várias nações dedicam um dia à gratidão, no mundo inteiro. O mais famoso é o conhecido Thanksgiving (HISTORY CHANNEL), comemorado nos Estados Unidos da América – EUA, e normalmente traduzido como Dia de ação de graças. Para esta nação, é feriado e ocorre na quarta quinta-feira do mês de novembro, quando os peregrinos que fundaram a nação tiveram o objetivo de agradecer à colheita. Atualmente, é um dia com importância tão grande quanto o Natal para os brasileiros, e reúne a maioria das famílias. A Holanda comemora na mesma data.

Nos diferentes países, a data é comemorada em um momento diferente. no Canadá ele acontece na segunda segunda-feira de outubro; em Granada, 25 de outubro; na Libéria, primeira quinta-feira de novembro; nas Ilhas Norfolk, território da Austrália, na última quarta-feira de novembro. E estes são apenas alguns exemplos (THE FORGIVENESS…, [s.d.]).

A origem da gratidão

Em boa parte dos países, é um dia destinado à gratidão pela colheita; em outros, pelo fim de guerras e outras razões. A origem do dia gratidão remete, então, às Harvest celebrations, que é reconhecidamente a raiz ancestral  do dia da gratidão (ANCIENT ORIGINS, 2015).

De acordo com a Enciclopédia Britannica ([s.d.], p. 01),

Outros festivais – como o festival de primeiros frutos Lammas, também conhecido pelo nome celta de Lughnasadh e celebrado por neopagãos e wiccanos – não são grandes celebrações populares na atualidade, mas são observados por grupos menores. Outros ainda permanecem grandes eventos na cultura em que se originaram ou são grandes feriados religiosos.

Podemos perceber, então, que a origem do dia da gratidão está em rituais pagãos. Entretanto, eles foram adaptados à realidade atual das diversas nações.

Mas por que precisamos de um dia especial para a gratidão?

Esta gratidão vem de épocas em que o homem desconhecia fenômenos naturais, e agradecia aos deuses pela colheita para que nada faltasse no próximo ciclo de plantio.

Atualmente, o objetivo é muito mais de confraternização, como vemos no caso das nações que comemoram o fim de guerras.

Por esta razão o dia da gratidão é necessário: confraternizar e manter a paz.

Nos últimos anos vem crescendo um movimento de gratidão, através do qual se crê que ser grato é uma necessidade para equilibrar energias e garantir a prosperidade e a paz (BARELLO, 2016, [s.p.]).

Dizer obrigado ou obrigada é parte de quase todas as culturas. A palavra obrigado(a) vem de obrigação,  e significa que aquele que recebeu algo tem a obrigação de retribuir. Já a palavra gratidão vem de gratia, no latim, que significa “agradecimento, reconhecimento, favor, graça, boa vontade, simpatia, estima […]” (DICIONÁRIO PORTO, 2001, p. 208).

Agradecer, portanto, significa reconhecer algo que foi recebido, seja feito ou não por outrem.

Independentemente da origem da data e dos movimentos recentes, a gratidão também é um sinal de boa educação, além de espalhar boas energias e manter a confraternização das pessoas.

Também é importante mencionar que há um ida internacional da gratidão, comemorado em 21 de setembro, além da Confraternização Universal, que ocorre em 1º de janeiro.

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Dia da Gratidão: 6 ou 7 de janeiro? Plataforma Cultural, 2019. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/?p=1495&preview=true>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

Referências

ANCIENT ORIGINS. The American Tradition of Thanksgiving: A Harvest Festival with Roots in the Old World. 2015. Disponível em: <https://www.ancient-origins.net/history-ancient-traditions/american-tradition-thanksgiving-harvest-festival-roots-old-world-004694>. Acesso em: 07 jan. 2019.

BARELLO, A. Obrigado, grato, gratidão. 2016. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/wp-admin/post.php?post=1495&action=edit>. Acesso em: 07 jan. 2019.

DICIONÁRIO LATIM-PORTUGUÊS PORTUGUÊS-LATIM. Gratia. Porto: Porto Editora, 2001.

ENCICLOPEDIA BRITANNICA. 5 Harvest Festivals Around the World. [s.d.] Disponível em: <https://www.britannica.com/list/5-harvest-festivals-around-the-world>. Acesso em: 07 jan. 2019.

HISTORY CHANNEL. Thanksgiving. [s.d.]. Disponível em: <https://www.history.com/topics/thanksgiving>. Acesso em: 07 jan. 2019.

MEDEIROS, Elita. Feriados e datas comemorativas. 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/feriados_datas_comemorativas/>. Acesso em: 07 jan. 2019.

THE FORGIVENESS FOUNDATION. Thanksgiving celebrations around the world. [s.d.]. Disponível em: <http://www.theforgivenessfoundation.org/index.php/holidays/3334-thanksgiving-celebrations-around-the-world>. Acesso em: 07 jan. 2019. 

 

Comentários no Facebook