Plataforma Cultural: assessoria e consultoria em Educação

Assessoria e consultoria em Educação ajudam realmente escolas e alunos?

Autores renomados na área da Educação já apontam, há algum tempo, a eficácia na melhoria de escolas através de assessorias externas. Elas auxiliam na promoção do desenvolvimento profissional dos docentes e das aprendizagens dos alunos (LEITE, 2003; BOLÍVAR, 2007; FORMOSINHO; MACHADO, 2009; SEGÓVIA, 2010). Estudos a partir de análises de casos têm comprovado esta eficácia e ainda trazem novas sugestões (RODRIGUES; LEITE; FERNANDES, 2011).

Com base nestes e em outros estudos, a Plataforma Cultural vem apresentar a Proposta de Trabalho para alcançar excelência em Educação.

“Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele” (Henry Ford).

AFINAL, O QUE É ASSESSORIA EDUCACIONAL?

Assessoria é o oferecimento de assistência profissional ou técnica para o alcance de objetivos previamente estabelecidos. Não é diferente na Educação.

A pergunta que fica, muitas vezes, pairando sobre os profissionais é: para quê uma assessoria externa, quando as Secretarias de Educação têm tantos profissionais qualificados?

Infelizmente é bem simples de responder esta pergunta. As experiências que a equipe da Plataforma Cultural acumula mostraram que a área de Educação é muito complexa por diversas questões, como convicções políticas. Mesmo havendo profissionais qualificados e competentes para realizar atividades, estes, muitas vezes, são boicotados pelos colegas de outras afiliações políticas, por exemplo.

Por esta razão, a assessoria de uma empresa neutra é o melhor caminho para as Secretarias de Educação e escolas, mesmo particulares.

Sem afiliações políticas, a Plataforma Cultural mantém-se imparcial e equânime no desenvolvimento de seus trabalhos, evitando enfrentamentos entre colegas e promovendo andamento apropriado às atividades.

COMO FUNCIONA?

A Plataforma Cultural desenvolve trabalhos personalizados para as Secretarias de Educação e escolas, mesmo da rede particular de ensino.

O trabalho inicia com um Diagnóstico da Situação educacional (DE) junto aos professores e, a partir dele são traçadas diretrizes de atividades divididas em projetos, todos submetidos à Secretaria de Educação (SE).

Os professores respondem um questionário breve para que se diagnostique suas necessidades, problemas e aspirações. Pode ser feito por via eletrônica ou presencialmente, após palestras ou treinamentos. Após o cruzamento das informações obtidas com outras fornecidas pela SE ou direção da escola, ações para a solução dos problemas apontados e para o atendimento de necessidades e aspirações da equipe Educacional são traçadas, mais uma vez submetidas à SE ou à Direção.

Como os trabalhos com e na Educação começam com pouco tempo antes do efetivo início das aulas, também são oferecidas capacitações para os professores, à escolha da SE ou Direção, para auxiliar e melhorar o trabalho dos profissionais, antes mesmo de realizar o DE. Entre elas estão: Como concluir rapidamente o PPP das escolas, Uso de Tecnologias no apoio à Equipe de Educação, e (Novas) Metodologias de Ensino são alguns exemplos. Estas capacitações visam a apoiar efetivamente a Equipe de Educação, formada por professores, auxiliares, coordenadores, assistentes, entre outros.

NECESSIDADES RECONHECIDAS EM OUTROS TRABALHOS

Por questões éticas a Plataforma Cultural prefere preservar a identificação de seus contratantes. A partir deste ano, permite que sua imagem e ações sejam utilizadas em campanhas de marketing das SE e das escolas particulares. Contudo, algumas necessidades reconhecidas durante a atuação em algumas SE e escolas particulares já permitem um auxílio efetivo desde o início, mesmo antes do DE.

Em experiências anteriores, a Plataforma Cultural intermediou a “escolha de vagas” através de uma oficina com os professores. Por meio da reunião coletiva para a resolução de problemas foi apresentada a Teoria de Nash refutando a Teoria de Smith aos integrantes do corpo docente. Assim, mostramos que  a equipe precisa estar coesa para seu bom funcionamento, amenizando problemas de ordem partidária. Esta palestra também foi ministrada em escolas particulares, buscando um engajamento ainda maior do corpo funcional.

Também foi verificada a necessidade de revisão e inserção de (novas) metodologias de ensino em outros municípios e escolas particulares. O trabalho dos professores exige dedicação e tempo, o que impede a maioria dos docentes de procurar atualização profissional.

Com as facilidades tecnológicas e a mudança no perfil dos alunos nos últimos anos, o apoio ao docente, neste sentido, é primordial.

Além destes, o diagnóstico nos municípios e escolas mostra que os sistemas de apostilas e materiais didáticos recebidos de outros órgãos não contemplam o Plano de Educação, nem mesmo as necessidades particulares de cada local. Para a resolução destes problemas e satisfação das necessidades, duas opções são sugeridas, e os professores escolhem, com anuência da SE ou da Direção, qual é a melhor para sua realidade (Opção 1: Desenvolvimento de material didático personalizado pelos professores com Coordenação da Plataforma Cultural; Opção 2: Desenvolvimento de material didático personalizado pela Plataforma Cultural).

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EDUCACIONAL

O DE inicia com uma entrevista aberta com a(o) Secretaria(o) de Educação. A entrevista é gravada e transcrita para que a(o) entrevistada(o) possa verificar suas afirmações. Caso seja necessária alguma alteração, basta que seja solicitada pelo(a) entrevistado(a), e será providenciada. Este retorno à(ao) entrevistada(o) garante-lhe o direito de verificar, discordar ou modificar suas afirmações. Isto assegura o compromisso ético do trabalho desenvolvido pela Plataforma Cultural (SZYMANSKI; ALMEIDA; PRANDINI, 2002, p. 52). Para orientar os temas, um guia auxilia o(a) entrevistador(a), mas não é um questionário. Assim, a entrevista torna-se mais natural e agradável para a(o) entrevistada(o).

Em seguida é aplicado um questionário ao pessoal de apoio. A identidade dos participantes é mantida em sigilo para estimular a participação e evitar receio a represálias. Esta etapa é realizada em uma reunião com os professores para a aplicação de questionário e palestras, presencialmente, ou via formulário eletrônico. Os questionários também manterão sigilo à identidade dos professores e demais colaboradores. São formados por perguntas abertas e fechadas. Assim, cada membro da comunidade acadêmica possa expressar livremente sua opinião, sem precisar identificar-se, assegurando que não sofrerá represálias.

Após a compilação dos dados reunidos pela equipe da Plataforma Cultural, propostas de ações diretas serão submetidas à SE ou Direção para seleção das melhores ações a serem implementadas.

OBJETIVOS DA PLATAFORMA E DAS ESCOLAS

O objetivo da Plataforma Cultural confunde-se com o das escolas: buscar a evolução de métodos, técnicas, de cada profissional e dos alunos envolvidos. Procurar o reconhecimento do trabalho dos profissionais das escolas e a melhoria do desempenho. Referimo-nos ao desempenho de alunos na própria escola, contribuindo para uma formação cidadã. Também nos testes padronizados do governo federal, como a Provinha Brasil, de organismos internacionais, como o PISA, ou do ENEM.

Acima de tudo, a Plataforma Cultural procura auxiliar o trabalho do professor, ajudando no aprimoramento das atividades docentes, valorizando o conhecimento do profissional. Também busca contribuir para uma formação mais completa de cada aluno. Isto por meio da assistência ao professor e demais integrantes das equipes das escolas. O objetivo é prepará-lo para a vida, e não apenas para provas que venha a ser submetido.

Neste sentido, o professor recebe subsídios sobre regras gerais e de individualidade. Isto auxilia a refletir e encontrar soluções para o cotidiano com os alunos. Isto pode ser observado principalmente para casos em que alguns alunos tentam sobressair-se ao professor.

Nossa missão é transformar vidas e preparar cidadãos para lidar com as exigências do mundo moderno, sendo responsáveis pelo seu próprio caminho e suas conquistas, por meio de assessoria educacional especializada, desenvolvida exclusivamente para professores, alunos e equipes educacionais, ajudando-os a explorar todo o seu potencial.

Equipe Plataforma Cultural