Gerador de Projeto Político Pedagógico: agora sua escola pode atualizar o PPP de maneira rápida e fácil!

2 minutos Quem está na área da Educação sabe que atualizar o Projeto Político Pedagógico é um trabalho árduo: reuniões improdutivas, documento extenso e, muitas vezes, é difícil fazer com que haja engajamento da comunidade escolar. Ainda, muitos profissionais da área consideram o PPP apenas o cumprimento legal de uma determinação federal, não vendo utilidade prática em sua atualização. O Gerador de PPP Foi pensando em como ajudar na execução desta tarefa que a Plataforma Cultural desenvolveu uma ferramenta para Gerar o PPP (Projeto Continue lendo

Portabilis Experience: um evento para encontrar soluções de como fazer melhor

2 minutos Em 23 de outubro, a Plataforma Cultural teve o prazer de participar do Portabilis Experience, um evento on-line e gratuito sobre Educação: falamos sobre Empreendedorismo na Educação, nas escolas e na sala de aula, e ainda pudemos aprender com o Secretário de Educação no município de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alexandre Soares, que conseguiu economizar 2,4 milhões em recursos. Ainda é possível saber mais sobre os feitos em Continue lendo

[ e-Book ] Empreendedorismo para professores na prática

2 minutos Você já faz, mas ainda não percebeu. Já é, e nem sabe… Já pensou nas vezes em que você levanta da cama com ações organizadas na cabeça, sabendo exatamente como, onde, quando e em que sequência será o seu dia, sem sequer ter anotado na agenda? Ou quando você vê uma situação e faz alguma coisa para mudar, porque pode ficar melhor? Estes são comportamentos empreendedores! Toda pessoa tem, em certa medida, um pouco das características do empreendedorismo. O problema está em Continue lendo

Despertando o comportamento empreendedor em nossos alunos

8 minutos Já falamos anteriormente que empreendedorismo não é sinônimo de empresário, e que ele se caracteriza por comportamentos que tornam uma pessoa empreendedora. Algumas pessoas observam situações e naturalmente (re)agem para resolvê-las: não importa os recursos que tenham disponíveis, parafraseando Mário Sérgio Cortella, “capricho! Fazem o seu melhor, com os recursos que têm”. Baseados nesta premissa, vamos despertar o comportamento empreendedor em nossos alunos? O que chamamos de princípios do empreendedorismo são 10 comportamentos que o SEBRAE ensina através do Curso Empretec: (i) Continue lendo

Preciso estudar a Base Nacional Curricular Comum inteira?

8 minutos Leciono em apenas um nível de ensino. O estudo da Base Nacional Curricular Comum é importante pra mim? A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ainda em tramitação para entrar em vigor, é o documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica de nosso país, e ela abrange toda a Educação Básica, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Então, surge a pergunta: o professor que atua em apenas Continue lendo