[ e-Book ] Empreendedorismo para professores na prática

2 minutos Você já faz, mas ainda não percebeu. Já é, e nem sabe… Já pensou nas vezes em que você levanta da cama com ações organizadas na cabeça, sabendo exatamente como, onde, quando e em que sequência será o seu dia, sem sequer ter anotado na agenda? Ou quando você vê uma situação e faz alguma coisa para mudar, porque pode ficar melhor? Estes são comportamentos empreendedores! Toda pessoa tem, em certa medida, um pouco das características do empreendedorismo. O problema está em Continue lendo

Despertando o comportamento empreendedor em nossos alunos

8 minutos Já falamos anteriormente que empreendedorismo não é sinônimo de empresário, e que ele se caracteriza por comportamentos que tornam uma pessoa empreendedora. Algumas pessoas observam situações e naturalmente (re)agem para resolvê-las: não importa os recursos que tenham disponíveis, parafraseando Mário Sérgio Cortella, “capricho! Fazem o seu melhor, com os recursos que têm”. Baseados nesta premissa, vamos despertar o comportamento empreendedor em nossos alunos? O que chamamos de princípios do empreendedorismo são 10 comportamentos que o SEBRAE ensina através do Curso Empretec: (i) Continue lendo

Preciso estudar a Base Nacional Curricular Comum inteira?

8 minutos Leciono em apenas um nível de ensino. O estudo da Base Nacional Curricular Comum é importante pra mim? A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ainda em tramitação para entrar em vigor, é o documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos na Educação Básica de nosso país, e ela abrange toda a Educação Básica, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Então, surge a pergunta: o professor que atua em apenas Continue lendo

Educação Infantil: os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos na Base Nacional Curricular Comum

5 minutos A nova versão da Base Nacional Curricular Comum, ainda por ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo Ministério da Educação, traz um campo específico sobre a Educação Infantil. É interessante que os termos pré-escolar e pré-escola são pouco utilizados, aparecendo apenas 6 vezes no documento, pois se referiam a uma etapa anterior e, a partir da Constituição de 1988, a educação de crianças de 0 a 6 anos passou a ser dever do Estado. Esta é a razão da Continue lendo

Professores e pais empreendedores: inovação, adaptação e transformação