Planos de aula expressos: 9 dicas para fazer os seus de maneira rápida e fácil

Tempo de leitura: 2 minutos

Não existe professor que esteja na ativa e, na correria do dia a dia, não reclame de ter que fazer seus planos de aula. Muitos, inclusive, acabam deixando o planejamento de lado, porque toma tempo e é possível ensinar sem plano.

Planos de aula expressos

Mas quando se ensina sem plano, geralmente a aula é expositiva e dialogada, o que já não desperta mais o interesse dos alunos.

Que tal exercitar um plano que, além de rápido de fazer, é ótimo para dar um up nas aulas?

Criamos um e-Book super legal com dicas para elaboração dos seus planos de aula. Abaixo segue um resumo para você ter uma ideia do que irá encontrar no material.

  1. Partes imprescindíveis
    Não importa o que a gente vá fazer, se dá para simplificar, esse é o melhor caminho.
  2. Trocando em miúdos
    Há autores que sugerem o uso de ‘tema’ para definir os conteúdos. Como os planejamentos municipais, estaduais e de escolas particulares são, geralmente, montados com os conteúdos obrigatórios, é mais simples partir deles.
  3. Para quem não sabe o rumo, qualquer caminho serve
    Traçar os objetivos pode parecer óbvio para alguns, bobagem para outros, mas é uma maneira de despertar nossa criatividade pelas aulas.
  4. Como ensinar isso?
    Depois de traçar os objetivos e de estabelecer uma ligação com a aplicação prática, é mais simples definir a metodologia: o como ensinar.
  5. Recursos
    Esta é a parte mais cruel para quem trabalha na rede pública: por mais que tenhamos as melhores intenções, não temos uma fonte ilimitada de recursos.
  6. Atividades (com cronograma)
    Atividades muito longas perdem a atenção de qualquer um. Também quando você está fazendo algo e precisa ficar um século em cima, acaba se chateando e, muitas vezes, desistindo.
  7. O curinga
    Tenha sempre várias atividades diferentes do mesmo conteúdo, mesmo que você não vá usar todas.
  8. Organização, sempre!
    Use o armazenamento em nuvem, pois terá sempre à mão os seus documentos.
  9. Lembre-se: nós somos colegas, e não concorrentes
    Compartilhe seu material de ensino com colegas da mesma área, e incentive-os a fazer o mesmo.

Veja o resumo na forma de infográfico

Infográfico Planos de aula expressos

Quer ler o conteúdo completo? Baixe o e-Book que preparamos com todo carinho para você.

Como sabemos que você tem inúmeras atividades, fizemos um podcast para que você possa ouvir o conteúdo do e-book Planos de aula expressos: 9 dicas para fazer os seus de maneira rápida e fácil. Nossa intenção é oferecer materiais em formatos que você possa usar para se manter atualizada(o) de maneira simples. Ouça e comente: você pode ajudar para que nossos conteúdos sejam ainda melhores!

Comente este artigo: a sua opinião é muito importante para todos nós!

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. Planos de aula expressos: 9 dicas para fazer os seus de maneira rápida e fácil. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/9-dicas-planos-de-aula/>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

Comentários no Facebook