6 de janeiro: dia da gratidão e dos Reis Magos

Tempo de leitura: 3 minutos

A comemoração do Dia da Gratidão em 6 de janeiro só ocorre no Brasil. Mundialmente, o Dia da Gratidão é em 21 de setembro. A ideia de comemorar o Dia da Gratidão (World Gratitude Day) começou em 1965, no Hawaii,

em um encontro internacional que decidiu que seria uma boa ideia ter um dia por ano para expressar gratidão formalmente , e apreciar as muitas coisas maravilhosas que encontramos no mundo. Muitos participantes do encontro no Hawaii assinalaram o dia 21 de setembro de 1966 como o Dia da Gratidão ao voltarem para seus países. Desde então, o número de pessoas que celebra o Dia da Gratidão cresce cada vez mais, no mundo (DAYS OF THE YEAR [s.d.], tradução minha).

Na medida em que as pesquisas sobre as datas comemorativas avançam, é possível perceber que o Brasil não acompanha as datas internacionais. O país tem um calendário próprio, como já foi mencionado antes (MEDEIROS, 2018a). O mesmo ocorre com o Dia da Gratidão, que é comemorado em nossas terras no dia 6 ou 7 de janeiro. Conforme explicamos em Feriados e datas comemorativas, 

O dia da Gratidão aparece, em algumas fontes, no dia 06, e em outras, no dia 07. O documento Datas Comemorativas e outras datas significativas, publicado pela Câmara dos deputados, marca a data como dia 07 (MEDEIROS, 2018b).

Dia de Reis

Em algumas comunidades, o Terno de Reis é uma manifestação religiosa que ainda acontece, como mostram Farias, Luz e Neu (2010, p. 49)

Terno-de-reis – O terno-de-reis é mais uma entre as várias manifestações culturais açorianas. Composto por um grupo de pessoas, o terno-de-reis visita as famílias durante a noite de 05 de janeiro, véspera do dia de reis. Durante as visitas eles tocam violão, gaita, tambor e pandeiro e cantam para os donos da casa, louvando o nascimento de Jesus. Antes de irem embora, os anfitriões oferecem algo para comer e beber.

Mesmo afirmando indiretamente ser um Estado laico por meio da Constituição Federal (BRASIL, 1988) em seu artigo 5º, manifestações católicas têm grande proeminência em nosso país. Muitos municípios têm nomes de santos, e o dia dos padroeiros são feriados locais.

É relevante destacar que, no Brasil, não há consenso com muitas datas comemorativas internacionais. Também, que algumas efemérides aparecem em dias diferentes, como é o caso do Dia da Gratidão, conforme mostrado no texto.

Contudo, vale salientar que o objetivo de muitas comemorações é chamar a atenção para a importância dos assuntos que tais datas trazem à tona, como a gratidão, seja ela comemorada no dia 6 ou 7 de janeiro, ou mesmo em 21 de setembro.

 

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. 6 de janeiro: dia da gratidão e dos Reis Magos. Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/6-de-janeiro-dia-da-gratidao-e-dos-reis-magos/>. Acesso em: dia, mês com três letras, exceto se for maio e o ano.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 30 jan. 2018.

DAYS O0F THE YEAR. 21st September, 2017 was… World Gratitude Day. [s.d.]. Dis0po0n0ível em: <https://www.daysoftheyear.com/days/world-gratitude-day/>. Acesso0 em: 30 jan. 2017.

FARIAS, D. S. E.; LUZ, E. C.; NEU, M. F. R. Uma aventura pela história e geografia de Garopaba. Palhoça: UNISUL, 2010.

MEDEIROS, Elita. Feriado de 1º de janeiro: confraternização universal, mesmo? Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/feriado-de-1o-de-janeiro-confraternizacao-universal-mesmo/>. Acesso em: 30 jan. 2018.

MEDEIROS, Elita. Feriados e datas comemorativas. Plataforma Cultural, 2018. Disponível em: <http://plataformacultural.com.br/feriados_datas_comemorativas/>. Acesso em: 30 jan. 2018.

Comentários no Facebook